A regulação cerebral é a capacidade do seu cérebro de operar adequadamente dadas as circunstâncias à sua frente – é como controlamos nosso trabalho, escola ou vida social. É uma função muito importante que a maioria das pessoas toma como garantida. No entanto, às vezes o cérebro pode se tornar desregulado, como acontece com muitos sintomas do TDAH, e pode causar uma tremenda dificuldade na vida:
O neurofeedback é capaz de se concentrar em cada uma dessas áreas para restaurar a regulação cerebral. É uma ferramenta baseada em evidências e altamente eficaz para melhorar a regulação cerebral e reduzir os sintomas do TDAH em crianças e adultos.
O neurofeedback contribui para a melhora na impulsividade, melhora na atenção sustentada, controle motor, coordenação bimanual e redução na atividade teta. Quando associado a atividade física, reduzir sintomas primários do TDAH.
Referência: Sampedro Baena, L., Fuente, G. A. C. D. L., Martos-Cabrera, M. B., Gómez-Urquiza, J. L., Albendín-García, L., Romero-Bejar, J. L., & Suleiman-Martos, N. (2021). Effects of Neurofeedback in Children with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: A Systematic Review. Journal of Clinical Medicine, 10(17), 3797
Os efeitos do treinamento cerebral do Neurofeedback serão permanentes?
Ao fornecer feedback, o cérebro é treinado para autorregular-se ao ponto de não exigir mais o feedback. O cérebro está sendo treinado para executar naturalmente as funções que uma vez estiveram desreguladas. A longo prazo o neurofeedback reduz a desatenção e hiperatividade em crianças e adolescentes, além disso, seus benefícios são sustentados.
Referência: Van Doren, J., Arns, M., Heinrich, H., Vollebregt, M. A., Strehl, U., & K Loo, S. (2019). Sustained effects of neurofeedback in ADHD: a systematic review and meta-analysis. European child & adolescent psychiatry, 28(3), 293-305.
Posso fazer neurofeedback já que eu tomo medicação (metilfenidato) para o TDAH?
Uma revisão sistemática foi capaz de verificar que o neurofeedback é tão eficaz quanto o metilfenidato para o tratamento do TDAH. Além disso, associar o neurofeedback ao metilfenidato traz benefícios para pacientes resistentes à medicação e que apresentam efeitos colaterais, com comorbidades psiquiátricas e alta atividade de teta na linha de base.
Referência: Razoki, B. (2018). Neurofeedback versus psychostimulants in the treatment of children and adolescents with attention-deficit/hyperactivity disorder: a systematic review. Neuropsychiatric disease and treatment, 14, 2905.
Kathleen Lima (CRP 15/4625) – Psicologa
Via Telefone:
Via WhatsApp:
Empresarial Le Monde, R. José Soares Sobrinho, 119 - Sala 412 - Jatiúca, Maceió
Razão social: I.A.N. INSTITUTO AVANÇADO DE NEUROCIÊNCIA, CLÍNICA MÉDICA e PSICOSSOCIAL LTDA
Nome Fantasia: IAN INSTITUTO AVANÇADO DE NEUROCIÊNCIAS
Endereço:. José Soares Sobrinho, 119 - Sala 412, Jatiúca, Maceió/AL .57.036-640
Telefone: (82) 99617-8535